quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Neuroaprendizado, teoria e prática


Reforço da memória
A livre evocação dos fatos da memória em curto prazo utiliza os mesmos neurônios usados para sua aquisição. O que muitos cientistas e psicólogos já imaginavam foi comprovado por um experimento efetuados por pesquisadores israelenses e americanos.

Experimento que confirma a PNL
Eles registraram a atividade neuronal do hipocampo de pacientes submetidos a cirurgia para mapeamento de foco epiléptico. Ficamos com as palavras do PhD em Neurobiologia Sidarta Ribeiro sobre o experimento e suas descobertas na revista Mente e Cérebro: "Enquanto os preparativos cirúrgicos eram realizados, os pacientes assistiam a clipes e programas de TV. Isso permitiu verificar que cada neurônio disparava mais em resposta a algum clipe específico. Após alguns minutos de interrupção da exibição audiovisual, foi requisitado aos pacientes que evocassem livremente as memórias recém-adquiridas. Os pesquisadores verificaram então que a evocação consciente de cada clipe era precedida pela ativação, cerca de dois segundos antes, dos neurônios do hipocampo especificamente excitados durante a apresentação do estímulo correspondente. O experimento indica que a livre evocação da memória recruta os mesmos neurônios utilizados para a sua aquisição. Experiências com animais já haviam sugerido isso, mas a evidência era indireta porque animais não podem reportar verbalmente o que pensam. Certamente o resultado seria diferente se fosse investigado um intervalo de meses entre evocação e aquisição, pois as memórias migram pelo cérebro com o tempo. De todo modo, em curto prazo, lembrar é verdadeiramente reviver."

Aplicações práticas da programação neurolingüística (PNL)
O experimento vem a corroborar as técnicas de estudo, aprendizagem e memorização utilizadas pelos treinadores de PNL no mundo inteiro. Trabalha-se, em PNL, com a hipótese de que a memorização e o aprendizado operam-se, basicamente, por duas vias: impacto e repetição. A imagem básica que usamos no Instituto ATENA quando queremos explicar o conceito para nossos alunos é a de que os neurônios são como filamentos da grama nos parques públicos, por exemplo: quando passamos repetidas vezes sobre o mesmo caminho (quando determinadas ligações sinápticas são repetidamente requeridas na rememoração de um fato ou no aprendizado) vamos aos poucos "marcando" esse caminho por onde passamos. O mesmo ocorre na idéia do impacto (geralmente emocional, uma descarga com alto valor afetivo simultânea a um estímulo intelectual), que seria como se passássemos com um trator pela grama. Essa lógica do aprendizado pelo impacto, diferente da lógica do reforço pela repetição, é baseada no mesmo mecanismo, por exemplo, responsável pela geração de fobias ou traumas, que são compreendidos pela PNL como um "aprendizado descontextualizado".

A teoria na prática
O Instituto ATENA está estudando toda a obra de Sir Arthur Conan Doyle para criar um curso de oito horas de duração sobre as técnicas e o mecanismo interno da inteligência do personagem de ficção Sherlock Holmes. Maiores notícias em breve.

Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sons da mente criativa


A hipótese de que a música pode nos tornar mais inteligentes se alastrou no início dos anos 90. Na época os estudos relacionavam seus resultados à influência da sonata de Mozart sobre o sistema nervoso. Pesquisas recentes, porém, revelam que a obra de compositores como Shubert e Bach, músicas pop e leitura de textos em voz alta de uma emocionante história de Stephen King, por exemplo, também podem favorecer o desenvolvimento intelectual. Para os que se dedicam ao aprendizado da música desde a infância, foi constatada uma tênue vantagem intelectual que pode se manter até a idade adulta.

Por Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA

Dicas
Música Clássica grátis para download
Mozarteum

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Proposta e dimensão do blog

O blog Mente e Memória faz parte da blosfera ATENA, uma campanha ATENA para a divulgação dinâmica, eficaz e imediata de várias campanhas, projetos e propostas que englobam o universo do Instituto ATENA - Arte em Treinamento Especializado e Neurolingüística Aplicada.

Neste blog faremos uma ligação entre os avanços das neurociências, suas aplicações práticas dentro do universo da programação neurolingüística e os treinamentos únicos criados, patenteados e ministrados através do Instituto ATENA.

Aqui encontraremos notícias sobre os mais recentes avanços da psicologia cognitiva, das neurociências e também algumas novidades acerca dos treinamentos que o Instituto ATENA esteja desenvolvendo sobre:

1. Técnicas de estudo e aprendizagem
2. Treinamentos focados em aprendizagem e memorização
3. Cursos estruturados nos moldes de inteligências específicas

A blogsfera ATENA
O Instituto ATENA criou um ambiente virtual composto por vários blogs que trabalham suas diferentes iniciativas em diversas áreas do conhecimento humano. Entre elas já contamos, atualmente, com
Projeto Arquetelos - Estudos de mitologias e religiões comparadas
Mito e mente - Dicionário ensaístico proveniente do Projeto Arquetelos
Liderança e Estratégia - Blog com dicas e textos criado para os nossos cursos de Liderança Corporativa e Estratégia em Ação

Desejamos uma visita agradável lembrando sempre que ao tornarem-se seguidores do blog, vocês estarão sabendo automaticamente das mais novas postagens em seus e-mail's.

Forte abraço,
Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA